Crusoé: “Brasil não tem capitalismo de risco”, diz Lula
“O empresário, por mais rico que ele seja, ele não colocará dinheiro do lucro dele no investimento dele”, afirmou o presidente
O presidente Lula (foto) voltou a destilar seu ódio ao capitalismo privado em um evento no Instituto Butantã, em São Paulo.
De acordo com o presidente, somente o Estado faz investimentos de risco em ciência e tecnologia no Brasil.
“Aqui no Brasil tem uma coisa muito engraçada. Existe um determinado setor da sociedade que fica fazendo apologia do setor privado e tentando destruir o setor público”, disse o presidente.
“E muitas vezes as pessoas do setor público têm inibição de enfrentar esse debate sobre. Quem investe em pesquisa nesse país, se não é o setor público? Aliás, o Brasil é o único país do mundo, [Fernando] Hadad, que não tem capitalismo de risco. Não tem porque qualquer o empresário por mais rico que ele seja, ele não colocará dinheiro do lucro dele no investimento dele. O capitalismo de risco é com o dinheiro do Estado brasileiro”, afirmou Lula.
“Uma vez nós fomos fazer uma pesquisa sobre inovação e a Petrobras era responsável por quase 80% de tudo que se investia em inovação nesse país”.
E os juros, Lula?
O presidente não entende que, para os empresários terem confiança para fazer novos investimentos, é preciso ter segurança jurídica e juros baixos.
E o Brasil de hoje não oferece nenhuma dessas condições.
Os gastos excessivos do governo impedem uma redução dos juros pelo Banco Central.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
09.02.2026 19:10Esse ódio ao capitalismo inclui os banqueiros e as empreiteiras ?
Ele tem certeza q milhões acreditam em tudo o q ele fala... não é o meu caso!