Crusoé: Maduro terá um julgamento justo?
Ex-ditador contratou advogado e terá juiz imparcial, direitos que ele negou aos venezuelanos presos na sua ditadura
O ex-ditador da Venezuela Nicolás Maduro (foto) terá um julgamento justo na Corte do Distrito Sul de Nova York — algo que os venezuelanos presos pela ditadura nunca tiveram a oportunidade de ter.
Ao longo do julgamento, Maduro terá amplo direito de defesa.
Ele contratou o advogado Barry Joel Pollack para representá-lo.
Pollack é professor adjunto da Universidade Georgetown, em Washington, e ficou conhecido por defender o hacker australiano Julian Assange.
As acusações contra Maduro — conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos, e conspiração para posse desses armamentos em apoio a atividades criminosas — foram validadas por um Tribunal do Júri (grand jury, em inglês).
No Tribunal do Júri, cidadãos comuns de Nova York analisaram as provas apresentadas pela promotoria e avaliaram que havia evidências suficientes para iniciar uma ação penal contra Maduro.
Não houve interferência política nesse processo, assim como não se espera que isso ocorra na avaliação do juiz.
O juiz que está comandando o caso de Maduro é Alvin Hellerstein, de 92 anos, que foi indicado pelo democrata Bill Clinton.
Trump, por outro lado, é republicano. Além do mais, a Justiça americana é independente na prática, e não se mistura na política como acontece no Brasil.
Hellerstein também está tomando conta do caso de Hugo Pollo Carval, um ex-chavista que foi acusado de tráfico de drogas e está colaborando com a Justiça americana.
Carvajal assumiu a culpa em quatro acusações ligadas ao tráfico de drogas no mesmo tribunal em que Maduro será julgado.
Estratégia da defesa
O advogado de Maduro, Pollack, provavelmente vai argumentar que a captura do ditador pelas Forças Delta foi ilegal e que a ação militar americana desrespeitou o direito internacional.
Contudo, esse argumento não deve repercutir com o juiz.
Uma decisão anterior da…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jonathas Silva Campos
05.01.2026 17:44Se o resultado final for prisão perpétua não me interessa o julgamento que ele vai ter. Quem feriu com ferro será ferido. O mundo, muito devagarinho, vai entrando nos eixos: Bolsonaro na cadeia, Maduro na cadeia, Putin na Sibéria, Trump preso numa torre dos seus castelos. A bandidagem vai caindo uma a uma. Quem duvida que minhas pragas não pegam? Quer apostar?