Crusoé: Nikolas não emplacou viral sobre anistia
Comparação do número de visualizações com as do vídeo sobre o Pix, que de fato viralizou, confirma que a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro não é tema nacional
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG, foto) divulgou um vídeo para defender a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. A gravação resume as críticas dos aliados de Jair Bolsonaro à mão pesada do Supremo Tribunal Federal (STF) nas condenações, contrastando as penas duras com a leniência dos ministros do STF com condenados por corrupção.
“Anistia, o que você tem a ver com isso? Eu te explico. Em 1955, o negro era obrigado a ceder seu lugar no ônibus para uma pessoa branca, uma mulher, Rosa Parks, certo dia se negou e foi presa por se recusar a se levantar. Sua atitude gerou o boicote aos ônibus, liderado por Martin Luther King. Sim, isso foi o início do movimento contra as injustiças que a população negra sofria. Mas o que isso tem a ver com a anistia, Nicholas?
A injustiça contra uma mulher virou um marco de uma luta coletiva. Lá foi um ônibus, aqui um batom. Débora, casada, mãe de dois filhos pequenos, cabeleireira condenada a 14 anos de cadeia. Seu crime: escreveu ‘perdeu, mané’ em uma estátua com um batom. Mas isso você já deve saber. A pergunta que fica é: se ela tivesse escrito ‘fora Bolsonaro’, em vez de ‘perdeu, mané’. Moraes e Dino teriam condenado ela da mesma forma?”, questiona o deputado.
Leia também: É a barata a favor do chinelo, Sidônio
Monitoramento do Pix
Não há nada de novo no vídeo, a não ser a alusão a Rosa Parks, ativista pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, e o poder de síntese de Nikolas, já exibido no vídeo sobre o monitoramento do Pix.
Aquela gravação foi tão potente que levou o governo Lula a cancelar a instrução normativa da Receita Federal para monitorar movimentações superiores a 5 mil reais por mês.
O impacto no caso do Pix foi…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
04.04.2025 19:0534 milhões de visualizações só no Instagram, até o início da tarde desta sexta-feira significa que não emplacou? O nível de exigência está altíssimo heim?
Fabio B
04.04.2025 17:55O brasileiro médio não está nem aí para o governo Lula, mas também não comprou a ideia da baderna golpista. Eu imagino que a maioria provavelmente acha as penas exageradas, mas no fim das contas, cada um que responda pelas consequências dos próprios atos.