Bia Kicis critica “núcleo de inteligência” ligado ao PT e fala em censura digital
Deputada reage a estrutura jurídica e digital atribuída à pré-campanha de Lula e diz que sistema seria usado para controle de narrativas
A deputada Bia Kicis (PL-DF) criticou nesta terça-feira, 23, o chamado “Núcleo de Inteligência” do Governo Lula, ao qual atribuiu a função de monitoramento político e controle de discursos nas redes sociais.
A manifestação da parlamentar teve como base informações sobre uma estrutura jurídica e digital ligada ao PT e à pré-campanha do presidente Lula para as eleições deste ano.
De acordo com informações de interlocutores, o partido teria montado um grupo com cerca de 14 advogados sob coordenação de Angelo Ferraro, integrado a um sistema mais amplo de comunicação, jurídico e estratégia digital, com aproximadamente 60 pessoas, voltado ao monitoramento em tempo real de redes sociais e à atuação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A estrutura também estaria associada à estratégia de resposta a conteúdos eleitorais e ao aumento de representações judiciais em disputas digitais, diante da expansão do uso de inteligência artificial em campanhas.
Ao comentar o tema, Kicis afirmou que esse tipo de organização funcionaria como instrumento de controle de narrativa.
“O ‘Núcleo de Inteligência’ é só um nome bonito, limpo e moderno para esconder o que ele realmente é: o esquadrão oficial da censura”, disse.
A deputada não apresentou provas adicionais, mas vem reforçando críticas a mecanismos jurídicos e digitais de moderação de conteúdo em ambiente eleitoral, tema que tem se intensificado no debate político às vésperas de 2026.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Pedro Boer
24.06.2026 15:20Façam a seguinte pergunta ao Google: É verdade que existiu o Petrolão?