Datafolha mostra contradições ideológicas entre petistas e bolsonaristas
De acordo com o levantamento, 34% dos petistas se declaram de direita ou centro-direita
Pesquisa Datafolha divulgada na noite de sexta-feira, 26, mostra que uma parcela expressiva dos eleitores brasileiros se identifica com lideranças políticas que não correspondem ao espectro ideológico com o qual dizem se identificar.
De acordo com o levantamento, 34% dos petistas se declaram de direita ou centro-direita, enquanto 14% dos bolsonaristas afirmam ser de esquerda ou centro-esquerda.
A pesquisa indica que 47% dos brasileiros se posicionam à direita ou centro-direita, e 28% à esquerda ou centro-esquerda. Ainda assim, 40% dizem ser petistas e 34% se identificam como bolsonaristas, o que revela um descompasso entre identidade partidária e autodefinição ideológica.
Para cientistas políticos ouvidos pela Folha, o fenômeno está ligado à dificuldade de compreensão dos conceitos de esquerda e direita. Também indica que a adesão a lideranças tende a se sobrepor a alinhamentos ideológicos mais consistentes.
O cruzamento dos dados mostra que, entre os petistas, 47% se dizem de esquerda ou centro-esquerda, mas 34% se colocam à direita ou centro-direita, além de 9% que se definem como de centro.
Já entre os bolsonaristas, a identificação é mais homogênea: 76% se dizem de direita ou centro-direita, embora 14% afirmem pertencer à esquerda ou centro-esquerda.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia também: Datafolha mede a direita e a esquerda no Brasil
Lulistas e bolsonaristas
O Datafolha mostra que, apesar de a direita ser maior que a esquerda, aqueles que se consideram lulistas são mais numerosos que os bolsonaristas.
O instituto pediu para que os brasileiros se enquadrassem em uma escala de 1 a 5.
Quem responde 1 ou 2 é classificado como bolsonarista, e quem aponta 4 ou 5 entra no rol do petismo.
O resultado foi que 40% seriam lulistas, contra 34% de bolsonaristas.
Assine Crusoé e leia mais: O pobre de direita se liberta
Religião
O Datafolha também mostrou um recorte político por religião.
Mas, tanto entre católicos quanto entre evangélicos, a maior parte é de direita.
Entre os católicos, 24% são de esquerda e 36% são de direita.
Entre os evangélicos, 16% são de esquerda e 42% de direita.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
O extremismo está adoecendo as pessoas e não é de agora!