Eduardo critica Ratinho Jr. por ignorar “perseguição” a Bolsonaro
Publicações do deputado foram feitas após encontro em que governadores Ratinho Jr., Tarcísio e Caiado discutiram tarifaço
O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou neste domingo, 27, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR, por tratar da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros sem mencionar o que ele classificou como “perseguição a Bolsonaro e seus apoiadores”.
Em publicações nas redes sociais, Eduardo compartilhou uma fala de Ratinho Júnior sobre tarifaço de Trump e em seguida escreveu:
“Trump postou diversas vezes citando Bolsonaro, fez uma carta onde falou de Bolsonaro, fez declarações para a imprensa defendendo nominalmente o fim da perseguição a Bolsonaro e seus apoiadores.
Desculpe-me governador Ratinho Jr, mas ignorar estes fatos não vai solucionar o problema, vai apenas prolongá-lo ao custo do sofrimento de vários brasileiros.”
Eduardo também questionou como os americanos reagiriam ao posicionamento do governador:
“Imagino os americanos olhando para este tipo de reação e pensando: o que mais podemos fazer para estas pessoas entenderem que é sobre ‘Jair Bolsonaro, seus familiares e apoiadores’, como expresso na carta, posts e entrevistas de Trump?”.
Em outra publicação, o parlamentar afirmou ainda:
“Desconfie de quem se mostra preocupado com a Tarifa-Moraes e não fala dos presos políticos ou crise institucional, ignorando a carta do Trump que é expressa na solução do problema. Estão te enganando, jogando para a plateia e prolongando o sofrimento de quem dizem defender.”
Governadores alertam para impactos econômicos
As publicações de Eduardo foram feitas um dia após os governadores Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas discutirem o tarifaço de Trump durante o evento Expert XP, em São Paulo.
Tarcísio como mostramos, alertou para os impactos econômicos da tarifa americana, estimando que São Paulo possa perder entre 44 mil e 120 mil empregos.
“Temos feito várias simulações, e o efeito pode ser muito severo, de fato, do ponto de vista de economia, PIB, massa salarial e emprego. Isso pode trazer um efeito que pode variar de 0,3% a 2,7% do PIB, a gente pode estar falando de 44 mil a 120 mil empregos a menos. Isso eu estou falando só do cenário de São Paulo”, disse o governador.
Tarcísio também mencionou possíveis perdas salariais entre R$ 3 bilhões e R$ 7 bilhões e demonstrou preocupação com empresas como Embraer e Caterpillar.
“Estamos conversando com as contrapartes americanas, empresas e políticos, para que possam sensibilizar o governo americano e mostrando o tamanho do problema. Infelizmente hoje busca se tirar proveito político de tudo, por isso estamos nessa situação”, afirmou.
Ratinho Júnior, que também participou do painel, disse ainda que “Bolsonaro não é mais importante que essa relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil”.
Eduardo respondeu com a publicação de um vídeo da fala do governador e imagens de manifestações de apoio de Trump ao ex-presidente brasileiro.
Ao lado de Tarcísio e Ratinho, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) também criticou a diplomacia brasileira.
“O Lula não quer resolver o problema do tarifaço, vamos ser realistas […] A chancelaria brasileira já foi tida como uma das melhores do mundo, eles destruíram o Itamaraty. Hoje é muito mais um Itamaraty ideológico do que de buscar soluções”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Andre Luis Dos Santos
27.07.2025 23:05Ai Bananinha, o Ratinho Jr. tá certo de não defender seu "Papito". Seu "Papito", você, seus irmãos, sua madrasta, tem mais e que se fuder!
JEAN PAULO NIERO MAZON
27.07.2025 22:07Fosse patriota... pediria pelo país ! Culpa do Lula voltar é sua bolsonaro
ANDRÉ MOURA MOREIRA
27.07.2025 15:35Tá difícil aguentar esse clã do bananinha. Quem ficar longe deles e do partido da tramoia vai se dar bem