Fachin se encontra com papa Leão XIV no Vaticano
Audiência reuniu representantes de associações de Direito de diferentes países para celebrar o Jubileu dos Operadores da Justiça
Às vésperas de tomar posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin teve um encontro com o papa Leão XIV no Vaticano neste sábado, 20.
A audiência reuniu representantes de associações de Direito de diferentes países para celebrar o Jubileu dos Operadores da Justiça.
Além do encontro com o papa, Fachin participou da pregação do arcebispo Juan Ignacio Arrieta sobre o tema “O operador da Justiça, instrumento da esperança”.
A viagem foi organizada pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), e passagens e hospedagem foram custeadas pelo próprio ministro, que é católico.
Em discurso na Praça de São Pedro, o papa evocou Santo Agostinho para tratar da centralidade da Justiça na condução dos Estados .
“Como se sabe, a justiça se concretiza quando se volta para os outros, quando a cada um é dado o que lhe é devido, até alcançar a igualdade em dignidade e oportunidades”, disse.
Ele acrescentou:
“A verdadeira igualdade é a possibilidade dada a todos de realizar suas aspirações e ver os direitos inerentes à sua dignidade garantidos por um sistema de valores comuns e compartilhados.”
Fachin assume presidência do STF
Fachin assume a presidência do STF em 29 de setembro, sucedendo Luís Roberto Barroso.
O vice-presidente será Alexandre de Moraes, e a cerimônia contará com a presença do presidente Lula e de lideranças dos Três Poderes. O mandato vai até 2027.
Fachin foi eleito novo presidente do STF em 13 de agosto. A escolha por Fachin foi simbólica, aprovada pelo plenário da Corte. Ele e Moraes foram eleitos por 10 votos a 1, seguindo a praxe de que o próprio ministro não vota nele mesmo.
“Quero expressar a confiança que é depositada em mim e no ministro Alexandre, a honra de integrar essa corte e a eleição como sabemos aqui tem um efeito simbólico, e é como uma corrida de revezamento. O bastão agora chegou aqui e o recebo com um sentido de missão e a consciência de que tenho um dever a cumprir”, disse Fachin na ocasião.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Junior
20.09.2025 18:45A plebe nunca é recebida pelo papa