Flávio segue mais fraco que Tarcísio, indica pesquisa Meio/Ideia
Rejeição ao senador segue bem maior do que ao governador, e até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pontua melhor do que ele
O instituto Ideia divulgou nesta terça-feira, 13, sua primeira pesquisa sobre a corrida presidencial deste ano, em parceria com o portal Meio.
O levantamento confirma o que já vinha sendo indicado por outros institutos: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ, à esquerda na foto com o ator Jim Caviezel ao centro) é o pré-candidato presidencial com maior rejeição entre os potenciais adversários de Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, à direita na foto), seria mais competitivo.
Numa disputa de primeiro turno, Lula teria hoje 40,2% das intenções de voto contra 32,7% de Tarcísio, 5,5% de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, 5,5% de Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, 0,5% de Renan Santos (Missão) e 0,4% de Aldo Rebelo (DC).
Flávio e Michelle
No cenário com Flávio e Ratinho Jr. (PSD), o filho 01 de Jair Bolsonaro teria 26,5% contra 39,7% de Lula, 7% do governador do Paraná, 4,2% para Caiado, 3,6% para Zema, 0,4% para Renan e 0,2% para Aldo.
Com Eduardo Leite (PSD) no lugar de Ratinho nesse mesmo cenário, Lula teria 39,6%, Flávio receberia 27,6% dos votos e Caiado teria 5,5%, seguido por Zema com 5,4%, o governador do Rio Grande do Sul, com 2,8%, Renan com 0,7% e Aldo com 0,2%.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece alguns pontos à frente de Flávio nesses dois cenários, com 29% na projeção que considera Ratinho e 29,7% quando se considera Leite.
A pesquisa considera 2.000 entrevistas feitas de 8 a 12 de janeiro, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Segundo turno e rejeição
Nos cenários de segundo turno contra Lula, Tarcísio aparece melhor o que todas a outras alternativas testadas, com 44,4% para o petista e 42,1% para o governador.
Michelle é a segunda na fila, com 39% de intenções de voto contra 46% do atual presidente.
Ratinho tem 37% contra 46% de Lula; Caiado, 36,5% contra 46,3%; Zema, 36,1% contra 46,3%; e Flávio, 36% contra 46,2%.
Os números se explicam pela taxa de rejeição: a maior é de Lula (40,8%), seguido por Flávio (30%), Michelle (26,1%) e Tarcísio (16,2%).
“O primeiro retrato que tiramos deste ano eleitoral mostra que a direita só tem um candidato competitivo: Tarcísio de Freitas.Aquele que o bolsonarismo escanteou”, constata o diretor de Jornalismo do Meio, Pedro Doria.
Fundador do Ideia, Mauricio Moura diz que “a pesquisa mostra a estreita margem de manobra das campanhas presidenciais em 2026” e prevê que a eleição presidencial “será decidida por 3 pontos percentuais do eleitorado”.
Definição do voto
Ainda segundo a pesquisa, 64,% dos eleitores já definiram seu voto e 35,5% ainda podem mudar. Para 50%, Lula não merece continuar no cargo, e 46,9% acham que merece.
Economia, saúde e segurança pública se destacam entre os piores índices de aprovação do governo Lula,
“A real disputa de 2026 ocorre entre os que acreditam que o Presidente Lula merece continuar e os que são contra a continuidade. Essa corrida está tecnicamente empatada”, diz Cila Shulman, CEO do Ideia.
Leia mais: O poste de Jair Bolsonaro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Estou junto com a Eliane. Acho que precisamos acabar com a polarização Lula x Bolsonaro . Ambos recebem votos de quem é apaixonado pelo candidato , e não pela competência.
Eliane Santos Neves
13.01.2026 09:33Voto em qualquer candidato contra o Lula.Menos na esquerda ou em qualquer um da família Bolsonaro.