Leite condiciona apoio a Tarcísio a afastamento do bolsonarismo
"Ele que precisa de um posicionamento mais ao centro e mais afastado do bolsonarismo", disse o governador gaúcho
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou nesta segunda, 20, que um eventual apoio à possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República dependeria de um posicionamento mais “ao centro” e “afastado do bolsonarismo”.
“Eu tenho dito o seguinte: se o governador Tarcísio deseja ser candidato e ter o nosso apoio, não somos nós que vamos fazer o movimento para um discurso bolsonarista, mas ele que precisa de um posicionamento mais ao centro e mais afastado do bolsonarismo. Os partidos do centro não devem bolsonarizar ou radicalizar o seu discurso”, disse Leite, antes de um almoço com empresários em São Paulo.
Leite também comentou sobre a participação de Tarcísio na manifestação na Avenida Paulista, no Dia da Independência, quando o governador paulista chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de “tirano”:
“Talvez, no caso dele, diga respeito a uma questão de lealdade a alguém que lhe abriu espaço na sua trajetória, enfim, o que é compreensível. Eu não saberia dizer o quanto daquela manifestação dele, dentro de uma plateia de quase 40 mil pessoas, corresponde ao seu sentimento mais profundo ou o quanto que ele foi conduzido àquela situação. Mas ele tem uma trajetória maior do que aquilo, vejo uma pessoa preocupada com a gestão pública, com o país e, acredito, um democrata”, afirmou.
Polarização
O governador gaúcho destacou sua “independência” por, segundo ele, não ter se aproximado do lulismo e nem do bolsonarismo nas últimas eleições.
“Eu entendo que eu consigo oferecer algo de diferente entre todos esses nomes que estão aí que é uma capacidade de fazer um discurso mais independente. Porque, justamente, nessas últimas eleições, eu não abracei nem o Lula nem o Bolsonaro, e quase paguei o preço disso por estar num ambiente muito polarizado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCEL SILVIO HIRSCH
20.10.2025 17:38Eu também concordo com Eduardo Leite.
Eliane ☆
20.10.2025 16:12Eu concordo com Eduardo Leite. Só isso...
MARCOS
20.10.2025 15:41ESSE CARA É UM "LINGUA DE TRAPO". ELE JÁ SABE QUE O TARCISIO NÃO É E NUNCA SERÁ ESCRAVO DO BOLSONARISMO. ESSE LINGUA QUER CONSTRANGER O TARCISIO.