Lula oferece jantar a Hugo Motta na Granja do Torto
Petista deverá receber Davi Alcolumbre e líderes partidários do Senado após o Carnaval
O presidente Lula (PT) irá receber nesta quarta-feira, 4, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes de partidos da base aliada do governo na Granja do Torto, em Brasília, para um jantar de confraternização.
O encontro foi articulado pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) confirmou a presença de Motta.
“Todos os líderes da base confirmaram presença, inclusive o presidente Hugo Motta”, disse.
E os senadores?
O Palácio do Planalto também planejava receber o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e os líderes partidários da Casa.
Contudo, devido ao baixo quórum de senadores em Brasília, Lula e Alcolumbre decidiram promover o encontro após o Carnaval.
A expectativa é que Lula e Gleisi reforcem a necessidade do avanço de propostas eleitoralmente relevantes para o governo, como o fim da escala 6×1 e a regulação do trabalho por aplicativo.
Mensagem presidencial ao Congresso
O primeiro-secretário da Mesa Diretora do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE), fez a leitura, na segunda-feira, 2, durante a cerimônia de abertura do ano legislativo de 2026, da mensagem do governo Lula ao Congresso Nacional.
No documento, o Executivo defendeu a chamada PEC da Segurança Pública, o Projeto de Lei (PL) Antifacção e o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de descanso no país.
O texto dizia que 2025 “entrou para a história pela maior ofensiva contra o crime organizado de todos os tempos”. “E, pela primeira vez, o combate às facções criminosas chegou ao andar de cima. A Operação Carbono Oculto desmantelou um esquema bilionário que utilizava distribuidoras, refinarias, postos de gasolina e fintechs para lavagem de dinheiro do crime”.
Conforme a mensagem, os esforços contra o crime organizado “serão fortalecidos com propostas legislativas” do governo federal.
“A primeira delas é a PEC da Segurança Pública, que cria o ambiente adequado para maior cooperação da União com os Estados, hoje responsáveis pela gestão da segurança pública. Outra é a aprovação do PL Antifacção, que endurece o combate ao crime organizado ao prever penas mais severas aos seus líderes e ao restringir a progressão de pena”, prossegue o docuemento.
A mensagem pontuou ainda que, nos primeiros três anos do governo Lula 3, a parceria com o Congresso tem sido fundamental para “importantes avanços”.
“Nos momentos cruciais, este Parlamento demonstrou estar atento aos reais interesses do Brasil e do povo brasileiro. Nosso próximo desafio é o fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução de salário. O tempo é um dos bens mais preciosos para o ser humano. Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda a semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente e curtir a família”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Annie
04.02.2026 10:38Começou as negociações 💰