Moraes agradece a Lula por fim da Magnitsky: “Verdade venceu”
Ministro do STF celebrou revogação da sanções por parte dos Estados Unidos
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira, 12, que a retirada das sanções contra ele e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, significa uma “vitória tripla”. A declaração foi feita durante a inauguração do canal SBT News, em São Paulo.
Moraes agradeceu ao “empenho” do presidente Lula (PT) pela derrubada das punições.
Leia a íntegra do discurso:
“Agradecer o empenho do presidente Lula. Verdade essa que venceu hoje, presidente. O presidente se recorda que, em julho, logo em julho, agosto, quando o Supremo se reuniu na Presidência para tratar dessas sanções contra o Judiciário brasileiro, eu pedi ao presidente que não ingressasse com nenhuma ação, que não entrasse com nenhuma medida contra isso. Porque eu acreditava, como continuei acreditando – e hoje, isso ficou muito claro – que a verdade, no momento que chegasse às autoridades norte-americana, a verdade prevaleceria.
A verdade, com o empenho do presidente Lula e de toda sua equipe, a verdade prevaleceu. E nós podemos dizer, com humildade, mas com satisfação, que foi uma tripla vitória. Uma vitória do Judiciário brasileiro. O Judiciário brasileiro que não se envergou a ameaças, a coações, e continuará com imparcialidade, seriedade e coragem.
A vitória da soberania nacional. O presidente Lula, desde o primeiro momento, disse que o país não iria admitir qualquer invasão à soberania brasileira. Mas, mais do que tudo isso, a vitória da democracia. O Brasil chega hoje, no quase final de ano, o Brasil chega dando exemplo de democracia e força institucional a todos os países do mundo. E isso graças à liberdade de imprensa”.
Leia mais: O que Lula conversava com Moraes e Lewandowski?
Retirados de lista de sanções
Moraes e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, foram retirados nesta sexta, 12 da lista de sanções do governo dos Estados Unidos.
Uma nota falando sobre a remoção foi divulgada pelo Departamento do Tesouro sem explicar os motivos.
Além de Moraes e Viviane, também foi retirado da lista do Lex Instituto de Estudos Jurídicos.
Liberdade de expressão
Moraes tornou-se alvo da Lei Magnitsky em 30 de julho.
Em setembro, o Departamento do Tesouro anunciou que as sanções também incluíam Viviane e o Lex.
“Hoje, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac) do Departamento do Tesouro dos EUA impões sanções ao Lex Instituto de Estudos Jurídicos LTDA (Lex Institute) por seu apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes foi designado pelo Ofac em 30 de julho de 2025 por usar seu cargo para autorizar prisões preventivas arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão no Brasil. Viviane Barci de Moraes (Viviane), esposa de Moraes, que atua como chefe do Lex Institute, também foi designada hoje“, afirmou a nota.
Logo depois, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, comparou o casal aos criminosos Bonnie e Clyde, famosos pelos crimes que cometeram nos Estados Unidos no período da Grande Depressão.
“Não há Clyde sem Bonnie”, disse Bessent, segundo a agência de notícias Reuters.
No X, o secretário afirmou que o governo Trump continuará “perseguindo indivíduos que fornecem apoio material a Moraes”.
“Alexandre de Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados — inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que a Secretaria do Tesouro dos EUA continuará perseguindo indivíduos que fornecem apoio material a Moraes enquanto ele viola os direitos humanos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Fabio B
12.12.2025 21:28Esqueci do Jair. Ele está preso. Será que foi o único que não ganhou diretamente nada? Bem, a anistia está nas mãos do Lula para sancionar ou vetar... Será que tem algum acordão que incluirá sua anistia????
Fabio B
12.12.2025 20:53Ele tem que agradecer ao Joesley também, né? Dizem que foi ele quem costurou todo o acordo. E olha que interessante. O Flávio é amigo também do Joesley! Não foi o Dudu que introduziu o Joesley no círculo do Trump? O Joesley viajou para Venezuela num avião particular e conversou com o Maduro. Interessante, né? O Trump ganharia bastante com isso. Vencer uma guerra sem que nenhum americano precisasse pisar no solo inimigo. O Xandão obviamente está ganhando agora. O Lula vai ganhar pelo sucesso do acordo com o Trump. Até o Flávio e famíla ganham nessa, pois mesmo se perder a eleição (como provavelmente vai perder), ainda assim a família bolsonaro mantém a liderança no seu campo, sem precisar passar o capital político para alguém de fora da família, tipo o Tarcísio ou qualquer outro puxa-saco oportunista. E quem perde? O Tarcísio meio que se frustrou, mas ainda resta o governo de SP. O Maduro pode se estrepar, mas aposto que o Trump vai aliviar para ele. Mas e o povo brasileiro que esperava ver o Lula ser derrotado? Bem, acho que o povo brasileiro nunca ganha mesmo...
WILSON CARLI
12.12.2025 20:38Eles vomitam falas sobre soberania, verdade, democracia e outros chavões como se fossem os grandes guardiões da nacionalidade brasileira. Não sabem de nada... São odiados pelo povo, não podem ir a um barzinho para tomar um drinque, não saem às ruas, não têm o prazer de passear com sua família em uma tarde de domingo... São malditos. E o inferno cuidará desses farrapos humanos. Nós assistiremos à sua queda.