Moraes determina remoção de acampamentos próximos à Papuda
Na decisão, ministro do STF cita 8 de janeiro e ordena prisão em flagrante para quem resistir à ordem policial
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira, 23, que o governo do Distrito Federal (DF) remova os acampamentos montados nos arredores do Complexo Penitenciário da Papuda.
A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e estabelece a remoção imediata, além da proibição de acesso a qualquer ocupação nas proximidades da Papuda e da unidade conhecida como “Papudinha”, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido em 15 de janeiro.
Moraes também determinou que qualquer resistência ou desobediência à ordem policial seja enquadrada como prisão em flagrante.
O ministro destaca que compete “especialmente à Polícia Militar do Distrito Federal a adoção de todas as providências necessárias à efetiva remoção dos referidos indivíduos do local e à vigilância externa do local”.
Em sua decisão, Moraes cita os atos de 8 de janeiro de 2023:“O exercício dos direitos de reunião e manifestação não pode ser confundido com o propósito de repetir os ilegais e golpistas acampamentos realizados em frente aos quartéis do Exército, com o objetivo de subverter a ordem democrática e inviabilizar o funcionamento das instituições republicanas, em especial o Supremo Tribunal Federal, culminando na tentativa de golpe de Estado.”
O ministro ressalta, ainda, que a área ocupada é considerada de segurança, localizada nas proximidades de uma penitenciária federal de segurança máxima, cujo perímetro compreende rotas de escolta federais utilizadas para o deslocamento de internos, autoridades e equipes operacionais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Logo estarão gritando "bom dia, boa tarde, boa noite"?
Claudemir Silvestre
23.01.2026 20:08Mas não proibiram partidos e sindicatos de fazerem manifestações “ LULA LIVRE” em frente a Policia Federal em Curitiba !!! Porque será ???