“Não foi por irresponsabilidade nossa”, diz Nikolas sobre atingidos por raio
Deputado foi a hospital visitar apoiadores feridos em ato
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou neste domingo, 25, que o incidente em que manifestantes foram atingidos por um raio durante ato em Brasília não decorreu de “irresponsabilidade” ou falta de organização.
“Aconteceu um incidente natural. Não foi por irresponsabilidade nossa, não foi por falta de organização, não foi por tumulto. Foi literalmente algo que foge do nosso controle, e eu não poderia deixar de vir pessoalmente prestar solidariedade às vítimas”, disse ao visitar os feridos no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
O raio atingiu a Praça do Cruzeiro por volta das 12h50, antes da chegada de Nikolas ao ato.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 72 pessoas foram atendidas no local, sendo 42 estáveis e 30 encaminhadas ao HBDF e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Oito apresentavam condições instáveis.
Entre os feridos, alguns tiveram queimaduras nas mãos e no tórax, além de torções e episódios de hipertermia atribuídos ao frio e à chuva intensa.
Segundo a equipe do HBDF, nenhum paciente corre risco de morte e alguns já receberam alta. Mais cedo, o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) também esteve no local.
Em publicação nas redes sociais, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT-RJ), criticou a organização da marcha.
“Mesmo com tempestade forte em Brasília, os organizadores não dispersaram o ato. O resultado foi um mastro improvisado que virou para-raios, mais de 30 pessoas hospitalizadas e oito em estado grave”, afirmou o petista em vídeo.
Número de participantes
Levantamento do Monitor do Debate Político, da USP, em parceria com a ONG More in Common, calculou que a manifestação reuniu 18 mil pessoas.
A contagem foi feita a partir de fotos aéreas em dois horários e software de inteligência artificial, com margem de erro de 12%. No momento de pico, às 15h15, o público variou entre 15,8 mil e 20,1 mil participantes.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal estimou presença de mais de 50 mil pessoas, mas afirmou que a contagem foi dificultada pela chuva intensa e pela cobertura de guarda-chuvas.
O ato, realizado na Praça do Cruzeiro, terminou sob forte chuva. Apenas Nikolas discursou. O pastor Silas Malafaia, que estava previsto para falar, não compareceu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Tá certo Nicolas, esses petistas são uma desgraça.
Alinete Lemos
25.01.2026 20:00Hipertermia é por exposição ao calor..