“Não sou o carnavalesco”, diz Lula sobre críticas a desfile eleitoreiro
Petista afirma que apenas aceitou ser homenageado pela Acadêmicos de Niterói
Lula (PT) afirmou neste domingo, 22, em Nova Déli, na Índia, que a homenagem recebida da escola de samba Acadêmicos de Niterói no Carnaval do Rio foi “extraordinária”.
Segundo o petista, ele apenas aceitou o convite para ser tema do desfile, sem participar das decisões criativas.
Questionado sobre a ala crítica aos evangélicos, que foram representados em fantasias de “latas de conserva”, Lula respondeu:
“Eu não sou o carnavalesco. Eu não fiz o samba-enredo. Eu não cuidei dos carros alegóricos. Eu apenas fui homenageado numa música maravilhosa, que foi uma pena que a minha mãe já tivesse morrido e não ouvisse a música.”
O enredo da Acadêmicos de Niterói, que relatou a trajetória de Lula desde a infância até a Presidência, também prestou homenagem à sua mãe, Dona Lindu.
“A música, na verdade, é uma homenagem à minha mãe. À saga dela de trazer a gente para São Paulo”, afirmou o presidente.
Lula acrescentou que pretende agradecer pessoalmente à escola quando retornar ao Brasil.
Apesar dos elogios do presidente, a escola ficou em último lugar na apuração e será rebaixada do Grupo Especial em 2027.
A Acadêmicos de Niterói fez sua estreia na elite das agremiações neste ano e recebeu apenas duas notas 10 ao longo do julgamento.
Leia mais: PL aciona o TSE após desfile eleitoreiro de Lula
“Família em conserva”
O desfile gerou repercussão política e judicial. O PL e o partido Missão apresentaram representações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando propaganda eleitoral antecipada. Ao todo, quatro representações foram enviadas.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai protocolar uma denúncia no Ministério Público do Rio de Janeiro contra o presidente da Acadêmicos de Niterói, por causa da representação dos evangélicos.
Segundo o parlamentar, a ala que representou os cristãos dessa forma “ultrapassou o limite da crítica política e entrou no terreno perigoso do preconceito religioso”. A seccional do RJ da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) reconheceu o episódio como intolerância.
Leia também: Bancadas evangélica e católica do Congresso criticam desfile em homenagem a Lula
Menções negativas nas redes
Pesquisa da Quaest divulgada neste sábado, 21, mostra que a Acadêmicos de Niterói liderou as menções nas redes sociais durante o Carnaval do Rio.
De acordo com o levantamento, 42% dos comentários sobre o petista e o episódio tiveram conotação negativa, ante 33% de teor positivo.
Entre 27 de janeiro e 18 de fevereiro, a escola somou 354 mil menções, mais que o dobro da segunda colocada, a Mocidade Independente de Padre Miguel, com 141 mil publicações.
Segundo a Quaest, 72% das citações a políticos durante a festa mencionaram Lula, com maioria de comentários negativos.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
STEPHESON DE SOUZA MOTA ORLANDO
22.02.2026 10:07Esse elemento já é o vencedor do ÓLEO DE PEROBA DO SECULO. Que sujeito cara de pau mesmo... A cara nem vermelha fica.
Marian
22.02.2026 09:54Não é carnavalesco, mas o país está sambando não é?
Denise Pereira da Silva
22.02.2026 09:18Mudam as moscas, mas a m… continua a mesma. A fala de Lula (“Eu não sou o carnavalesco”) tem o mesmo sentido de uma das pérolas ditas por seu antecessor quando no cargo do Executivo (“Não tenho nada a ver com isso não”).
Claudemir Silvestre
22.02.2026 08:48MENTIROSO !! Sabia do Enredo, escolheu o ator que o representou, gastou Milhões do dinheiro público !! NAO venha com essa conversinha que “ Só foi convidado “ … SEJA HOMEM PELO MENOS UMA VEZ NA SUA VIDA LULA !!!
Como Lula é bom em mentir, segue inventando estória ( narrativa) para dizer que não sabia de nada. Faz de conta…