O carro alegórico de Janja na Sapucaí
Primeira-dama desfilará no último carro da Acadêmicos de Niterói, que neste ano homenageia Lula
A primeira-dama Janja da Silva (foto) desfilará no último carro da Acadêmicos de Niterói neste domingo, 15, na Sapucaí, no Rio de Janeiro. O desfile, previsto para começar às 22h, será transmitido ao vivo pela Globo, que cobre os desfiles do Carnaval de São Paulo e do Rio.
O carro alegórico, intitulado “Vale uma nação, vale um grande enredo”, traz referências à arquitetura moderna de Brasília e terá uma escultura do presidente Lula.
Janja será a primeira anfitriã do Palácio da Alvorada a desfilar por uma escola de samba no Rio.
Ela também aparece em uma ala temática, com estandarte que exibe a frase “Solte sua Janja!”, abrindo o cortejo com o trompetista Fabiano Leitão.
Bia Lula, neta do presidente, também participará e estará em um carro dedicado à migração da família Silva do interior de Pernambuco para São Paulo. Já Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente, estará em um carro que retratará a trajetória do petista como torneiro mecânico e líder sindical.
Leia também: Paulo Vieira aceita convite de Lula para desfilar na Sapucaí
Propaganda eleitoral antecipada?
O samba-enredo da Acadêmicos de Niterói para este ano é intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A letra homenageia Lula, que é pré-candidato à reeleição.
O presidente acompanhará o desfile do camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e aliados.
Na quinta-feira, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral rejeitou por unanimidade ações dos partidos Novo e Missão que pediam a suspensão do desfile.
Na representação protocolada, o Novo diz que o desfile extrapola os limites de uma homenagem cultural e se configura como peça de propaganda eleitoral antecipada, ao associar a trajetória política de Lula a elementos típicos de campanhas eleitorais.
Os ministros da corte eleitoral, porém, entenderam que a proibição configuraria censura, mas ressaltaram indícios de possíveis irregularidades eleitorais. O caso continuará sob análise, com manifestação prevista do Ministério Público Eleitoral.
Ex-marqueteiro do PT critica desfile
João Santana, responsável por campanhas presidenciais vitoriosas do PT, criticou a decisão de Lula e de Janja de participarem do desfile da Acadêmicos de Niterói.
Em publicação nas redes sociais, Santana alertou para possíveis consequências negativas da iniciativa:
“Antes de tudo, carnaval se presta mais para demolição do que para construção de imagem de político. Acidez crítica, liberação, irreverência são seus principais temperos”, afirmou.
“O destino dos grandes espetáculos é o da catarse coletiva, seja ela de glorificação ou de rebeldia. Só vira um culto individual quando controlados à mão de ferro por autocratas. Do contrário, o tiro sai pela culatra”, acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Isso é pior do que a reunião com embaixadores. E nada acontece.