“Pessoal muito tacanho”, diz Haddad sobre adversários de Lula
Ministro da Fazenda afirmou que possíveis rivais políticos do petista não têm preparo para lidar com a nova geopolítica internacional
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira, 19, que os possíveis adversários políticos do presidente Lula (PT) nas eleições são “muito acanhadinhos” e “sem traquejo para enfrentar o desafio internacional”.
A declaração foi dada em entrevista ao UOL, na qual Haddad evitou citar nomes de eventuais candidatos do campo da direita, mas criticou a falta de preparo para lidar com o cenário geopolítico global.
“Na minha opinião, o grande tema é, diante da nova geopolítica internacional, qual é a pauta de desenvolvimento que o Brasil pode ter. Nesse particular, o Lula é meio insubstituível. Os adversários dele são muito acanhadinhos, não têm uma visão do que está acontecendo no mundo”, disse, acrescentando:
“É uma visão muito pequena do Brasil, muito tacanha, um pessoal muito tacanho, sem traquejo para enfrentar o desafio internacional que está sendo colocado.”
Haddad também afirmou que conversará com Lula sobre eventual candidatura neste ano.
“Tenho ouvido o presidente. Levei minhas colocações à consideração dele. É uma conversa de amigos, que pode se estender, mas não concluímos nada nessa primeira conversa. Vamos chegar em algum consenso logo mais.”
Metade é contra
Pesquisa Ideia/Meio divulgada na última terça, 13, aponta que metade dos brasileiros — 50% — acham que Lula não merece continuar na Presidência da República.
Outros 46,9% acham que ele merece um quarto mandato.
A Genial/Quaest fez uma pergunta parecida, em dezembro do ano passado. “Lula merece continuar mais quatro anos como presidente?“, perguntaram os entrevistadores.
Para 56%, a resposta foi não. Outros 41% disseram que sim.
Essas perguntas são de cunho mais pessoal. Elas refletem a opinião que os brasileiros têm de Lula, de uma maneira geral e emocional, sem muita reflexão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Traqueijo com ditadores assassinos como os do Irã e Venezuela.
Clayton de Souza Pontes
19.01.2026 17:10O Haddad deve gostar dos amigos ditadores do Lula, com sua política externa imprestavel