Quem substituirá Lula na cerimônia assinatura do acordo UE-Mercosul
Presidente será o único chefe de governo dos países membros do Mercosul a ficar de fora
O presidente Lula (PT) será o único chefe de governo dos países membros do Mercosul a ficar de fora da cerimônia de assinatura do acordo de livre comércio do bloco com a União Europeia no próximo sábado, 17, no Paraguai.
O Itamaraty informou à Folha que o chanceler Mauro Vieira representará o Brasil no evento.
A assinatura ocorrerá em nível ministerial, mas o presidente paraguaio, Santiago Peña, decidiu convidar todos os chefes de Estado do bloco devido à importância histórica do acordo, negociado ao longo de 25 anos.
Lula, por sua vez, deve se reunir na sexta, 16, véspera da cerimônia, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, no Rio de Janeiro.
Após os encontros, os dois líderes europeus seguirão para o Paraguai, enquanto o presidente brasileiro ficará fora da solenidade.
O acordo
Como mostramos na semana passada, a União Europeia aprovou um tratado comercial com o Mercosul que pode mudar a relação entre a Europa e os países da América do Sul após mais de 25 anos de negociações.
A proposta reduz tarifas sobre bens industriais europeus como carros, máquinas e produtos farmacêuticos e concede maior acesso ao mercado europeu para itens agrícolas e industriais do Mercosul, como carne, açúcar e etanol.
O acordo é considerado o maior já firmado pela UE em termos de redução de tarifas e cria uma ampla zona de comércio que envolve cerca de 780 milhões de pessoas.
Dentro da UE, a votação final não estava garantida até poucas horas antes da aprovação no encontro de Bruxelas. Países como França e Irlanda anunciaram que vão votar contra, manifestando preocupação com os efeitos sobre os seus agricultores.
Produtores europeus reclamam que a entrada de mais produtos sul-americanos, especialmente carnes, pode pressionar preços e dificultar competir sob regras diferentes de produção.
Leia mais: O que muda com o acordo UE-Mercosul
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Edilson
16.01.2026 09:37E o ego permite ser convidado? logo o ser mais importante do mundo...