“Tudo ‘tchutchuca’ e pitbull de coleira do CV”, provoca Paes
Prefeito do Rio afirmou que responsabilidade pela segurança pública é do governo estadual
Favorito nas pesquisas ao governo do Rio, o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), criticou nesta quarta-feira, 10, o discurso de adversários políticos sobre segurança pública.
“Segurança pública não se faz com bravata. Eu fico vendo um monte de político dizendo: ‘tiro na cabecinha’, ‘sou isso e sou aquilo’… e, no final do dia, a gente vê que é tudo tchutchuca, pitbull de coleira do Comando Vermelho. Eles adoram falar grosso, adoram falar desse jeito, mas na hora de bater firme no crime, bater firme no CV, eles vão lá pra absolver o Comando Vermelho. Tem que se fazer isso com gestão, com competência, com meta clara“, disse à Record.
Paes também criticou a politização em torno do tema. Segundo o prefeito, a responsabilidade pela segurança pública é do governo estadual.
“Eu vou repetir aquilo que eu sempre digo quando vem esse termo. A responsabilidade, o protagonismo na segurança pública, quem tem as forças da segurança pública… a Polícia Militar, a Polícia Civil, o sistema penitenciário, é o governo do Estado. Terceirizar essa responsabilidade, ficar apontando dedo, “Ah, o governo federal, o governo municipal, o Poder Judiciário…”, claro que todo mundo pode colaborar. Mas quem comanda, quem dá o tom, quem escolhe as alianças, quem faz ser melhor é o governo do Estado.”
RealTime Big Data
Pesquisa RealTime Big Data divulgada na última quarta-feira, 3, apontou o favoritismo de Paes na disputa pelo governo do estado em 2026.
O prefeito lidera com folga em todos os cenários testados pelo instituto. Em alguns, ele tem intenções de voto para vencer em primeiro turno.
No primeiro cenário, Paes aparece à frente com 55% das intenções de voto. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), está em segundo lugar, com 14%, seguido por Bombeiro Rafa Luz (Missão) e Ítalo Marsili (Novo), com 4% cada, e William Siri (PSOL), com 2%.
Brancos e nulos são 10%. Indecisos, 11%.
No segundo cenário, com o ex-secretário de Transportes Washington Reis (MDB) na disputa, Eduardo Paes tem 53% das intenções de voto, seguido por Rodrigo Bacellar, 13%; Reis, 12%; Ítalo Marsili, 3%; Bombeiro Rafa Luz, 3%; e William Siri, 2%.
Brancos e nulos somam 8%, ante 6% de indecisos.
Paes x Garotinho
Com o ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) no páreo, Paes lidera com 51%.
Garotinho aparece em segundo lugar, com 15%. Na sequência, vêm Bacellar, com 13%; Marsili e Rafa Luz, com 3% cada; e William Siri, com 2%.
Brancos e nulos são 8%. Não sabem ou não responderam, 5%.
Leia mais: Paes segue na liderança pelo governo do RJ, indica pesquisa
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
10.12.2025 19:54Que nível.