Valdemar indica que não vai processar Moro este ano
Presidente do PL disse que o pré-candidato a governador do Paraná não quer brechas para questionamentos na Justiça Eleitoral
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, indicou ao jornal O Globo não estar preocupado com os gastos de pré-campanha de Sergio Moro, pré-candidato do PL ao governo do Paraná.
Ao jornal, o dirigente partidário contou que o ex-juiz da Lava Jato tem insistido na importância de não haver brecha para questionamentos na Justiça Eleitoral, como ocorreu em 2022.
“Eu disse pra ele: Moro, você vai ser juiz ou governador?”, afirmou Valdemar.
Processo contra Moro
PT e PL ajuizaram Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) contra Sergio Moro para cassar o mandato do senador por supostas irregularidades na campanha de 2022.
Segundo os partidos, Moro usou a pré-campanha presidencial pelo Podemos para se beneficiar na corrida ao Senado, gastando recursos que não foram devidamente declarados.
O estratagema, de acordo com as legendas, configuraria abuso de poder econômico.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) absolveu Moro por 5 votos a 2 em abril de 2024, por considerar que não havia provas robustas de abuso ou desvio de finalidade.
Apenas José Rodrigo Sade e Lucio Jacob Junior, ambos escolhidos pelo presidente Lula para participar do julgamento, acataram as alegações de PT e PL de que o ex-juiz da Lava Jato cometeu abuso de poder econômico por ter se apresentado como pré-candidato ao Palácio do Planalto antes de se eleger senador pelo Paraná.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a absolvição por unanimidade.
Após o resultado, Moro disse que “os boatos sobre minha cassação eram exagerados” e que a decisão representava “uma vitória da lei e da Justiça”, rejeitando as “acusações mentirosas”.
Leia também: A força de Ratinho Jr. para atrapalhar Moro no Paraná
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fabio
24.06.2026 15:37O Moro é uma completa decepção. Mas esse é um que não me engana mais.
Silvana
24.06.2026 13:16Uma pena o candidato ter que se submeter a um partido para conseguir entrar na política.