Homenagem a Lula no Carnaval não deu audiência?
Ameaçada pela Record, a Globo teve média de 11 pontos de audiência em São Paulo
A transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula (PT) na Marquês de Sapucaí, fez a TV Globo, emissora que possui os direitos de transmissão do Carnaval, perder audiência na noite de domingo, 15.
Segundo a Folha de S.Paulo, a Globo teve média de 11 pontos de audiência em São Paulo, principal mercado de TV do país, entre 22h10 e 23h35, horário do desfile da escola de samba. O pico do desfile foi de 12 pontos.
A Record marcou 7 pontos, e o SBT, 6.
Entre 22h15 e 22h30, a emissora do bispo Edir Macedo atingiu picos de 10 pontos na audiência, com São Bernardo x Corinthians, jogo válido pelo Campeonato Paulista.
Nos últimos quatro domingos, a emissora da família Marinho obteve 15 pontos de média com a exibição do Fantástico e do Big Brother Brasil.
Homenagem a Lula na Sapucaí
A Acadêmicos de Niterói abriu os desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro com uma homenagem direta a Lula.
Estreante na elite do samba carioca após vencer a Série Ouro, a escola levou à avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que reconstrói a trajetória do petista desde a infância em Garanhuns (PE) até o retorno ao Palácio do Planalto.
A escola apostou em símbolos associados ao universo político do presidente. Uma das alas mais comentadas trouxe fantasias predominantemente vermelhas com estrelas brancas ao centro, referência direta ao Partido dos Trabalhadores (PT).
O desfile também incluiu alegorias de forte carga satírica. Em um dos carros, um boneco gigante do palhaço Bozo apareceu caracterizado como presidiário, atrás de grades e usando tornozeleira eletrônica.
A representação foi interpretada como ataque ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na ala “Neoconservadores em conserva”, a escola representou a família em latas de conserva.
Leia também: Flávio promete acionar TSE contra Lula e PT
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
16.02.2026 13:03Não. Mas as ações eleitorais poderiam ser uma bela cortina de fumaça. Sabe como é, perseguição e tal.