Ataque russo com mais de 50 drones deixa mortos em Odessa
Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, ficou sem energia elétrica
Um ataque russo com mais de 50 drones atingiu vários prédios residenciais e universitários em Odessa, no sul da Ucrânia, matando pelo menos três pessoas na madrugada desta terça-feira, 27.
O número de vítimas, que pode aumentar, foi confirmado pelo chefe da administração militar de Odessa, Serhiy Lysak, no Telegram.
Outras dezenas de pessoas ficaram feridas. As autoridades ainda não sabem quantas pessoas continuam sob os escombros.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que os ataques tiveram como alvo infraestrutura energética e instalações civis.
Outros alvos dos drones russos
Além de Odessa, também foram atingidas as regiões de Lviv, Dnipro, Mykolaiv, Sumy e Kharkiv.
Ao todo, a Rússia disparou 165 drones de ataque contra a Ucrânia durante a noite, cerca de 100 deles do tipo “Shahed”.
Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, ficou sem energia elétrica.
A cobrança de Zelensky
No X, Zelensky afirmou que cada ataque russo desse tipo “mina a diplomacia que ainda está em curso e prejudica os esforços dos parceiros que estão ajudando a pôr fim a esta guerra”.
Ele também cobrou o aumento da pressão sobre Moscou.
“Um ataque brutal com drones atingiu Odessa. Os russos lançaram mais de 50 drones contra a cidade, tendo como alvos principais a infraestrutura energética e instalações civis. Cinco prédios residenciais foram danificados, com destruição significativa de apartamentos e escadarias. Até o momento, dezenas de pessoas, incluindo crianças, ficaram feridas.
Todos os serviços de emergência estão mobilizados no local para prestar assistência. A operação de resgate continuará até que se determine o destino de todos que possam estar presos sob os escombros. Um dos drones russos atingiu uma casa de oração de cristãos evangélicos.
Outras regiões também foram atacadas durante a noite – Lviv, Dnipro, Mykolaiv, Odessa, Sumy e Kharkiv. Os russos alvejaram instalações de energia e outras infraestruturas críticas. Há relatos de feridos. No total, a Rússia lançou 165 drones de ataque contra a Ucrânia durante a noite, cerca de 100 deles da classe ‘Shahed’.
Cada ataque russo desse tipo mina a diplomacia que ainda está em curso e prejudica os esforços dos parceiros que estão ajudando a pôr fim a esta guerra. Esperamos que os Estados Unidos, a Europa e outros parceiros não se calem diante disso e se lembrem de que alcançar uma paz verdadeira exige pressão precisamente sobre Moscou – sanções, bloqueio das operações russas e de toda a infraestrutura da frota de petroleiros da Rússia. Sem pressão sobre o agressor, as guerras não cessam – assim como não cessam sem apoio àqueles que defendem a vida. É necessário apoio estável ao nosso povo e aos nossos combatentes, e uma implementação mais rápida dos acordos. Agradecemos a todos que compreendem isso e nos ajudam!”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marian
27.01.2026 17:34Ouvi alguma condenação ao ataque Russo?
Edilson
27.01.2026 15:34Até quando? quando os interesses dos países ocidentais chegarão ao nível de realmente se indispor e deter o Putin?
Até quando?