Crusoé: Por que Trump não se sente mais obrigado “a pensar apenas em paz”?
Declaração foi dada em carta enviada ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em carta enviada ao primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, que não se sente mais obrigado “a pensar apenas em paz”.
O republicano atribuiu a decisão ao fato de não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz em 2025, concedido à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado.
“Considerando que seu país decidiu não me conceder o Prêmio Nobel da Paz por ter impedido mais de 8 guerras, não me sinto mais obrigado a pensar apenas em paz”, disse o presidente americano, segundo o documento obtido pelo jornalista Nick Schifrin, da PBS, ao qual a Reuters também teve acesso.
Trump acrescentou que agora poderia “pensar no que é bom e apropriado” para os EUA, referindo-se à anexação da Groenlândia.
“A Dinamarca não pode proteger aquela terra da Rússia ou da China, e por que eles teriam um ‘direito de propriedade’ afinal? Não há documentos escritos, apenas que um barco atracou lá há centenas de anos, mas nós também tivemos barcos atracando lá. Fiz mais pela OTAN do que qualquer outra pessoa desde a sua fundação e, agora, a OTAN deveria fazer algo pelos Estados Unidos. O mundo não estará seguro a menos que tenhamos o controle completo e total da Groenlândia”, continuou.
A autenticidade da mensagem foi confirmada por Støre ao jornal norueguês VG.
Segundo o primeiro-ministro, a carta “foi uma resposta a uma breve mensagem que enviei ao Presidente Trump mais cedo naquele dia, em meu nome e em nome do Presidente da Finlândia, Alexander Stubb”.
Støre e Stubb reclamaram da decisão de Trump de impôr tarifas aos países europeus como ato de pressão para a venda da Groenlândia.
O primeiro-ministro afirmou já ter dito a Trump que o Comitê Norueguês do Nobel é uma instituição independente. Por isso, o governo da Noruega não tem controle sobre ele.
Leia também: E María Corina deu mesmo o Nobel da Paz para Trump
A ameaça de Trump aos europeus
Trump aumentou a pressão sobre aliados europeus e anunciou no sábado, 17, uma escalada de tarifas comerciais condicionada à venda da Groenlândia.
Em publicação na rede Truth Social, o republicano afirmou…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Rosa
19.01.2026 11:05Sempre ameaçando sem pudor. Não sei como ainda não impôs uma tarifa de ao menos 50% ao país.