Homem muçulmano desarmou atirador em ataque terrorista na Austrália
Ahmed al-Ahmad ganhou destaque nas redes após reagir a ataque durante celebração judaica na praia de Bondi, em Sydney
Um homem muçulmano de 43 anos ganhou destaque na imprensa australiana após reagir durante o ataque terrorista que deixou ao menos 11 mortos durante uma celebração judaica na praia de Bondi, em Sydney. Ahmed al-Ahmad imobilizou e desarmou um dos criminosos em meio ao tiroteio.
Ahmad foi baleado no braço e no ombro durante a ação e passou por cirurgia. Segundo familiares, a expectativa é de recuperação completa. Nas redes sociais, ele passou a ser tratado como herói.
Imagens que circularam nas redes sociais mostram Ahmed correndo em direção a um homem de camisa escura armado com um rifle. Ele ataca o suspeito por trás, arranca a arma com as mãos e chega a apontá-la de volta para o agressor antes de colocá-la no chão.
O vídeo também mostra o atirador perdendo o equilíbrio e recuando em direção a uma ponte, onde outro criminoso estava posicionado. A agência Reuters confirmou a autenticidade das imagens.
Reações
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou a ação em um pronunciamento, feito antes de a identidade de Ahmad ser conhecida.
“Vi um vídeo de um judeu que avança sobre um dos assassinos, o desarma e salva quem sabe quantas almas”, afirmou.
Autoridades australianas informaram que um dos suspeitos foi morto e outro ficou em estado crítico. A polícia investiga se um terceiro atirador participou da ação. O governo de Nova Gales do Sul trata o episódio como um atentado terrorista.
Chris Minns, premiê do estado, classificou o episódio como “a cena mais inacreditável que já vi”.
“Um homem caminhando em direção a um atirador que havia disparado contra a comunidade e, sozinho, o desarmando, colocando a própria vida em risco para salvar a vida de incontáveis outras pessoas”, disse.
“Esse homem é um herói de verdade, e não tenho dúvida de que há muitas, muitas pessoas vivas nesta noite por causa da coragem dele.”
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, também exaltou a reação de civis no ataque.
“Esses australianos são heróis, e a bravura deles salvou vidas”, afirmou em entrevista coletiva.
O ataque ocorreu em uma das praias mais conhecidas do mundo, normalmente lotada de moradores e turistas. Vídeos mostram centenas de pessoas correndo em pânico. A polícia isolou a área e unidades antibombas vasculharam a região, onde um artefato foi encontrado em um carro e removido por especialistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Mauricio Henriques
15.12.2025 10:38No X afirmam que ele não é Mulçumano, mas sim Cristão Maronita.
Marian
14.12.2025 15:52É um herói sem dúvida. Mas vai ter quem defenda os terroristas.