Polícia do Reino Unido prende irmão do rei Charles III
Andrew Mountbatten-Windsor foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público
A polícia britânica prendeu nesta quinta-feira, 19, o ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor (na foto, ao centro), irmão mais novo do rei Charles III.
Ele foi preso sob suspeita de má conduta em cargo público.
“Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração”, afirmou o subchefe de polícia Oliver Wright.
A prisão de Andrew ocorre após a polícia anunciar estar investigando se o ex-príncipe enviou relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein, financista americano condenado por crimes sexuais e morto em 2019.
“Príncipe playboy”
Nas décadas de 1980 e 1990, os tabloides britânicos chamavam o irmão mais novo de Charles de “Príncipe playboy” e “Andy Safadinho”, devido às suas conquistas amorosas.
O rei Charles III destituiu seu irmão mais novo de todos os títulos reais em outubro, após seu envolvimento com Epstein vir a público.
Andrew também foi expulso de sua residência oficial em Windsor.
O irmão do rei Charles é o primeiro membro sênior da família real britânica a ser preso na história moderna.
Jeffrey Epstein
As alegações contra Andrew incluem sua proximidade com Jeffrey Epstein e a acusação de abuso sexual feita por Virginia Giuffre, que morreu por suicídio em abril, aos 41 anos.
Em suas memórias póstumas, Giuffre afirmou que o príncipe “acreditava que ter relações sexuais comigo era seu direito de nascimento”.
No livro, Giuffre descreve encontros com Andrew em Londres, relatando momentos que duraram menos de meia hora e incluindo supostos pagamentos feitos por Epstein.
O caso teria ocorrido quando a vítima era menor de idade.
Andrew sempre negou as acusações e resolveu um processo civil com Giuffre por um valor estimado em 12 milhões de libras, sem admitir responsabilidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Raimundo Raffaelli Filho
19.02.2026 16:10A frase “todos são iguais perante a lei” na nossa Constituição ainda é válida?
Raimundo Raffaelli Filho
19.02.2026 16:04Prenderam o irmão do rei? Que atraso! Precisam aprender com o Brasil.