Protestos no Irã são “sinal claro para Rússia”, diz Zelensky
Regime de Ali Khamenei é aliado estratégico de Vladimir Putin e fornecedor de drones usados na guerra contra Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), afirmou nesta segunda, 12, que os protestos no Irã contra o regime do aiatolá Ali Khamenei é um “sinal claro de que as coisas não vão ficar mais fáceis” para a Rússia.
Segundo Zelensky, “toda pessoa decente” deseja que os iranianos se libertem da ditadura.
“O que está acontecendo agora no Irã – protestos em larga escala, na prática uma revolta – é um sinal claro de que as coisas não vão ficar mais fáceis para a Rússia. E toda pessoa decente neste planeta deseja sinceramente que o povo do Irã finalmente se liberte do regime atual, que trouxe tanto mal à Ucrânia e a outros países.
É crucial que o mundo não perca este momento em que mudanças são possíveis. Todos os líderes, todos os países e organizações internacionais devem agir agora e ajudar o povo a remover os culpados pelo que o Irã infelizmente se tornou. Tudo pode ser diferente”, escreveu no X.
Desde o início da guerra na Ucrânia, o Irã tem fornecido drones (Shahed) usados pela Rússia contra cidades e infraestrutura ucranianas.
Irã preparado para a guerra?
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou nesta segunda-feira, 12, que Teerã não busca a guerra, mas está “totalmente preparado para ela”.
“A República Islâmica do Irã não busca a guerra, mas está totalmente preparada para ela”, disse o ministro a embaixadores estrangeiros.
Segundo Araghchi, o Irã está “mais preparado” do que estava no passado, referindo-se a guerra de 12 dias com Israel em junho de 2025.
Ele ainda alertou seus adversários contra qualquer “erro de cálculo”.
“Também estamos prontos para negociações, mas essas negociações devem ser justas, com igualdade de direitos e baseadas no respeito mútuo”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
12.01.2026 18:48Pode ser, embora creia que a divisão já foi feita.