Venezuelanos marcham em Oslo após prêmio a María Corina
Com tochas erguidas, manifestantes pedem liberdade à Venezuela em meio à pressão dos Estados Unidos sobre Nicolás Maduro
Venezuelanos acenderam tochas e caminharam pelas ruas de Oslo, na Noruega, para clamar pela liberdade do país.
O ato ocorre na noite desta quarta, 10, após a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, receber o prêmio Nobel da Paz 2025.
“Com tochas acesas e o nome da Venezuela erguido em destaque, inicia-se uma jornada repleta de esperança, força e determinação. Hoje, o mundo testemunha a luz de um país que continua a lutar pela sua liberdade”, diz o perfil Comando con Venezuela.
Operação sigilosa
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, deixou o país de barco e viajou em sigilo até a ilha caribenha de Curaçao antes de seguir para Oslo, na Noruega, onde receberá o Prêmio Nobel da Paz de 2025, segundo o Wall Street Journal.
Aliados da oposição trabalharam para manter a operação em absoluto sigilo, a fim de garantir a segurança da líder venezuelana.
Mesmo assim, María Corina não conseguiu chegar a tempo para receber o prêmio e foi representada na cerimônia por sua filha, Ana Corina Sosa. A opositora, contudo, deve desembarcar na capital norueguesa ainda nesta quarta-feira, 10.
“Bem, pessoalmente, vou lhe contar o que tivemos que passar e todas as pessoas que arriscaram suas vidas para que eu pudesse chegar a Oslo. E sou muito grata a elas, e isso é uma prova do que esse reconhecimento significa para o povo venezuelano. Quero que você saiba disso. Então, vamos começar, porque preciso embarcar agora. Preciso entrar no avião”, disse a venezuelana em conversa, por telefone, com o presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Jørgen Watne Frydnes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Eduardo
10.12.2025 16:31Parabéns à Maria Corina